24 de dezembro de 2012

Jacques Dupin: Líquens 3 [Lichens 3]



Jacques Dupin nasceu em 1927 e morreu recentemente, em outubro de 2012, aos 85 anos. Em Paris, para onde se muda na juventude para estudar Direito, conhece René Char, que o introduz no meio artístico da época e escreve o prefácio do seu primeiro livro de poemas, Cendrier du voyage. Escreve basicamente poemas, tendo feito apenas uma breve tentativa em uma peça de teatro, L’éboulement. Dupin foi uma presença forte no meio das artes plásticas, tendo sido amigo de Miró e Giacometti e tendo feito carreira também como crítico de arte.


Líquens 3
Tradução: Thiago Mattos

Isso que vejo e que calo me aterroriza. Isso de que falo, e que ignoro, me liberta. Não me liberta. Sofrerão todas as minhas noites decompondo esse clarão? Oh face descoberta, inexorável e martelada pelo ar cego e branco!


Lichens 3
DUPIN, Jacques. L'embrasure. Gallimard, p. 54.

Ce que je vois et que je tais m'épouvante. Ce dont je parle, et que j'ignore, me délivre. Ne me délivre pas. Toutes mes nuits suffiront-elles à décomposer cet éclair? O visage aperçu, inexorable et martelé par l'air aveugle et blanc!

Nenhum comentário: