28 de junho de 2013

Christophe Tarkos: Um homem de merda [Un homme de merde]



Em tempos de Alckmins, Cabrais, Felicianos, Sarneys e demais laias, o Je vous défenestre traduziu "Un homme de merde", de Christophe Tarkos, poema-performance só disponível no registro da própria voz do autor.
Suspeito de que esse texto nunca tenha sido tão atual.

Obs.: Correm duas versões do texto: uma na voz do próprio autor (cuja tradução coloquei em forma de legendas no vídeo, com a voz do Tarkos), outra na voz de Pauline Coffre, com algumas pequenas diferenças (e cuja transcrição, no original francês, coloco também abaixo).



 
Um homem de merda
Tradução: Thiago Mattos
Traduzido a partir da versão interpretada pelo próprio autor

Então encontrei
um homem de merda
Olhei pra ele
e era todo feito de merda
E tinha roupa de merda
Na boca tinha uns troços
muito duros e muito escuros
E olhei bem, e era merda
Merda muito seca e muito dura
No lugar dos dentes
E aí olhei pra boca
Olhei pra dentro da boca
Uma espécie de merda
Pastosa e meio líquida
E dentro da boca
E os olhos
Todos vidrados
Escorriam meio que grudando
e marrons e vidrados
E eu olhei bem no fundo
dos olhos
E eram merda
E aí olhei pra cabeça
E vi que dentro da cabeça
Tinha uns pedaços de merda
Muito apertados muito apertados
E muito grudados
Muito muito muito muito grudados
Que davam meio que umas voltas
No cérebro, na cabeça
E era merda muito grudada
E olhei no fundo do coração
E o coração era um enorme bloco de merda
Tinha um suco que saía
do coração
Um suco marrom, sujo, era um suco grosso
de merda que saía do coração dele
Que jorrava em tudo
E eu disse não é possível
que um homem assim
Esteja realmente completamente
cheio de merda
E aí olhei de novo pra dentro dele
Tinha as entranhas
E nas entranhas
Estava tudo grudado também
Olhei bem e era merda também
que ele tinha nas entranhas
Tubos e tubos de merda
E dentro dos tubos
de merda
Tinha uma espécie de merda
mais mole, e isso por dentro
E eu disse não é possível que um homem
esteja todo cheio de merda
Aí eu ouvi ele falar
E tudo o que ele dizia
era merda
E tudo o que ele pensava,
E todos os pensamentos dele
Eram merda
E eu disse não é possível
que um homem assim exista
Olhei bem pra ele
E o que que eu vi
Vi uma porra de um homem
de merda

Estou enchendo

Estou enchendo

Faz trinta anos
que encho assim

Na praia

Às vezes dá pra ver
gente passando

É estranho,
encho há trinta anos

E nunca fico
cheio

Por isso que continuo

Não ligo de encher

Mas me pergunto
se não tem um vazamento



Un homme de merde


Alors j’ai rencontré un homme de merde
Et je l’ai bien regardé
Et il était fait tout en merde
Et il portait des vêtements en merde
Dans la bouche il y avait de petites choses
Très dures et très noires
Et j’ai bien regardé, c’etait de la merde
De la merde très sèche et très dure
À la place des dents
Et alors j’ai regardé sa bouche
J’ai regardé l’intérieur de sa bouche
Et il y avait une sorte de merde pateuse et un peu coulante
Et c’était dans sa bouche
Et ses yeux étaient complètement vitreux
C’etait-à-dire ça coulait marron
Ça coulait un peut gluant et marron vitreux
Et j’ai bien regardé au fond de ses yeux
Et ses yeux étaient de la merde
Et après j’ai regardé dans sa tête
Et j’ai vu qu’à l’intérieur de sa tête
Il y avait comme ça des morceaux de merde
Très serrée
Très serrée
Très nouée
Très très très très nouée
Qui faisaient des tortilles comme ça
Dans son cerveau
Dans sa tête
Et c’était de la merde très serrée
Et j’ai regardé au fond de son coeur
Et son coeur était un gros bloc de merde
Et il y avait du jus qui sortait de son coeur
Du jus marron
Sale
C’était un gros jus de merde qui circulait de partout
Et je me suis dit c’est pas possible qu’un homme comme ça
Soit vraiment entièrement plein de merde
Alors j’ai regardé dedans encore
Il y avait un ventre
Et dans son ventre c’était très noué aussi
J’ai bien regardé
Et c’était bien de la merde aussi qu’il y avait dans son ventre
C’étaient des tuyaux et des tuyaux de merde
Et à l’intérieur des tuyaux de merde
Il y avait une sorte de merde plus molle qui était à l’intérieur

Et je me suis dit c’est pas possible qu’un homme
Soit complètement plein de merde
Alors je l’ai écouté parler
Tout ce qu’il disait c’était de la merde
Et tout ce qu’il pensait
Et toutes ses pensées c’était de la merde
Je me suis dit c’est pas possible qu’un tel homme existe
Je l’ai bien regardé
Et qu’est-ce que j’ai vu
J’ai vu un gros bonhomme de merde

Inspiration
Expiration

Je gonfle

Inspiration
Expiration

Je gonfle

Inspiration
Expiration

Ça fait trente ans que je gonfle comme ça

Inspiration
Expiration

Sur la plage

Inspiration
Expiration

Des fois on voit passer des gens

Inspiration
Expiration

Alors c’est bizarre
Je gonfle depuis trente ans
Et c’est pas encore fini d’être gonflé
Alors je continue

Inspiration
Expiration

Ça m’ennui pas de gonfler

Inspiration
Expiration

Je me demande quand même s’il y a à peine une fuite





























Nenhum comentário: