20 de janeiro de 2014

Off-topic: Cortázar naturaliza-se francês

Cortázar naturaliza-se francês:

Moro na França há 30 anos. E minha situação de estrangeiro me obrigou, como é normal, a ficar à margem das questões políticas do país. Pude escrever aqui uma grande parte da minha obra e participar de várias maneiras da luta que tantos latino-americanos empreenderam pela liberdade dos nossos países oprimidos por ditaduras. Mas, ao mesmo tempo, tive que me manter em total silêncio quanto às minhas opiniões sobre os problemas franceses. E se isso é possível desde o início, quando somos realmente estrangeiros no país, torna-se penoso e humilhante, quando vivemos 3 décadas na França e sentimos a necessidade e o direito de manifestar abertamente o que aceitamos e o que recusamos.  

Nenhum comentário: